Programação, temporada 2024

Ciclo de Encontros: Memórias, Histórias e Contextos: Ballet IV Centenário 70 anos

Theatro Municipal

28/08/2024 • 15h e 17h29/08/2024 • 15h e 17h

[Salão Nobre – Theatro Municipal]

Nos dias 28 e 29 de agosto será realizado no Salão Nobre do Theatro Municipal o evento Memórias, histórias e contextos: Ballet IV Centenário 70 anos, uma série de encontros com artistas e pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do saber. O ciclo de debates terá enfoque em aspectos sociais, políticos e artísticos que envolvem as comemorações dos quatrocentos anos da cidade de São Paulo e do Ballet IV Centenário.
O grupo não apenas tencionou as tendências e valores estéticos de sua época, mas também carregou consigo uma importante rede de memórias coletivas e individuais. Ao examinar essa interseção é crucial adotar uma abordagem crítica que reconheça tanto as conquistas artísticas quanto as lacunas históricas e as tensões sociais subjacentes, compreendendo que as memórias do Ballet IV Centenário também podem ser complexas e contraditórias.

Dia 28 – 15h – Intersecção entre memórias, gestos, danças e palavras
Participação dos artistas que integraram o Ballet IV Centenário com mediação de Helena Katz (professora-doutora da PUC-SP).

Dia 28 – 17h – Ballet IV Centenário: histórias e contextos
Participação de Acácio Ribeiro Vallim Junior (professor e crítico de Dança), Karita Garcia Soares (doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e com mediação de Fernanda Bueno (coordenadora artística do Balé da Cidade).  

Dia 29 – 15h – Resistências artísticas nos anos 1950
Participação confirmada de Rosane Borges (jornalista, escritora e doutora em Ciências da Comunicação pela USP), Amailton Azevedo (professor e pesquisador da PUC-SP) e mediação de Felipe Campos (coordenador do Núcleo de Articulação e Extensão do Theatro Municipal).

Dia 29 –  17h – Conversa sobre acervo do Ballet do IV Centenário
Participação da equipe do Acervo do Theatro Municipal.

Na ocasião, o Núcleo de Acervo e Pesquisa lançará uma publicação da série Índice de fontes, com o título Ballet IV Centenário, que contém um amplo levantamento de documentos do Ballet IV Centenário no acervo do Complexo Theatro Municipal de São Paulo. 

Haverá ainda uma Mostra de Figurinos do Balé IV Centenário, entre os dias 26 a 30 de agosto com objetos que pertencem ao Acervo do Theatro Municipal de São Paulo. Nela estarão reunidos figurinos de diferentes coreografias do Balé, além de outros documentos.

 Duração aproximada 90 minutos
Classificação livre para todos os públicos 
Ingressos grátis

Antes de participar deste concerto, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração