Theatro Municipal
04/04/2025 • 20h05/04/2025 • 17h
[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]
O comovente Allegretto da Sinfonia nº7 de Beethoven, obra estreada em 1813 com o próprio compositor conduzindo um concerto beneficente para soldados feridos na Batalha de Hanau, abre este programa, que aborda a temática da guerra e da paz.
Uma das mais talentosas e promissoras compositoras de sua geração, Lili Boulanger morreu jovem, deixando algumas peças notáveis. Para o Funeral de um Soldado foi escrita para barítono, coro e orquestra. O texto retoma duas passagens do quarto ato da peça La Coupe et les Lèvres ( ) de Alfred de Musset. Considerada uma das mais importantes obras musicais dedicadas ao Holocausto, Um Sobrevivente de Varsóvia é um breve oratório para voz recitante, coro masculino e orquestra escrito por Schönberg em estilo dodecafônico em 1947. Outra das mais célebres obras a abordar o Holocausto, dessa vez no cinema, é A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg com trilha sonora de John Williams. A obra terá como solista a violinista Fernanda Krug, integrante da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) e que, além disso, é uma camerista e solista com carreira internacional, já tendo atuado em grupos como Salzburg Chamber Soloists, da Áustria, e Capella Bydgostiensis, da Polônia.
Para baixo, coro e orquestra, a Sinfonia nº 13 de Shostakovich descreve aspectos da história e da vida soviética e transforma o massacre de judeus de 1941 pelos nazistas em Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia, em uma denúncia do antissemitismo. A obra encerra a participação, neste concerto, do excelente baixo brasileiro Savio Sperandio, cuja voz marcante e presença de palco fizeram dele um dos artistas mais requisitados do Brasil, atuando em todos os grandes festivais e salas de concerto nacionais.
De forma crua e até mesmo chocante, o polonês Krzysztof Penderecki faz, em Trenodia às Vítimas de Hiroshima, uma canção fúnebre dedicada aos moradores de Hiroshima mortos pelo primeiro uso de uma arma atômica em tempo de guerra.
Também uma música fúnebre, porém serena e contemplativa, é o Adágio para Cordas, de longe a obra mais conhecida de Samuel Barber. Três Caminhos para a Paz, da compositora inglesa Roxanna Panufnik, é um prelúdio orquestral que entrelaça música cristã, judaica e islâmica, movendo-se em direção a uma conclusão homogênea, harmoniosa e alegre. Foi encomendada pela World Orchestra for Peace, que a estreou em Jerusalém, sob a regência de Valery Gergiev, em 19 de outubro de 2008. Com um tema e 14 variações, Variações Enigma, de Edward Elgar, procura retratar amigos do compositor. A mais famosa delas, nº 9, “Nimrod”, é dedicada ao bom amigo August Jäger, apoio de Elgar nos momentos difíceis.
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
CORAL PAULISTANO
Roberto Minczuk, regência
Fernanda Krug, violino
Programa
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Sinfonia nº7
II. Allegretto (8’)
LILI BOULANGER
Para o funeral de um soldado (8’)
ARNOLD SCHÖNBERG
Um Sobrevivente de Varsóvia (8’)
JOHN WILLIAMS
A Lista de Schindler (4’)
DMITRI SHOSTAKOVICH
Sinfonia nº 13, Op. 113 “Babi Yar”
II. Humor – Allegretto (9’)
Intervalo (20’)
KRZYSZTOF PENDERECKI
Trenodia às Vítimas de Hiroshima (8’)
SAMUEL BARBER
Adagio para cordas (8’)
ROXANNA PANUFNIK
Três caminhos para a paz (12’)
EDWARD ELGAR
Variações Enigma nº 9 “Nimrod” (3’)
Duração aproximada 90 minutos (com intervalo)
Classificação livre para todos os públicos
Ingressos de R$10,00 a R$70,00 (inteira)