Theatro Municipal
21/09/2023 • 19h05/10/2023 • 19h18/10/2023 • 19h27/10/2023 • 19h16/11/2023 • 19h23/11/2023 • 19h
[ Theatro Municipal – Salão Nobre ]
Com o intuito de diversificar as linguagens apresentadas na casa e aproximar público e escritores contemporâneos para um debate informal sobre suas obras e os assuntos que os movem, o Theatro Municipal de São Paulo dá início à série Encontros com Autores. A atividade é aberta ao público de forma gratuita, por ordem de chegada. O Encontro com Autores é realizado em parceria com a Câmara Brasileira do Livro.
21 SET- Salão Nobre – Theatro Municipal – Quinta-feira, 19h
Luiza Romão, escritora convidada
Ruan de Sousa Gabriel, mediação
No primeiro encontro contaremos com a poeta, atriz e pesquisadora Luiza Romão. Luíza é mestra em Teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo com um trabalho sobre poetry slam, voz, performance poética e spoken word no Brasil. Há quase uma década participa do movimento de slam e saraus da cidade de São Paulo, tendo sido vice-campeã brasileira em 2014 (SLAM BR). É autora dos livros: “Também guardamos pedras aqui” (Editora Nós/2021; vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano e Melhor Livro de Poesia; e semifinalista do Prêmio Oceanos), “Nadine” (Editora Quelônio/2022), “Coquetel Motolove” (selo doburro/2014) e “Sangria” (selo doburro/2014; edição bilíngue português-espanhol).
05 OUT – Salão Nobre -Theatro Municipal – Quinta-feira, 19h
Pedro Bandeira, escritor convidado
Maria Fernanda Rodrigues, mediação
Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, Bandeira trilhou um caminho multifacetado antes de se estabelecer como um escritor notável. Sua trajetória inclui trabalhos no teatro profissional, tanto como ator quanto como diretor e cenógrafo. Ele também desempenhou funções de redator, editor e ator em comerciais de televisão. Em 1972, teve suas primeiras histórias infantis publicadas em revistas da Editora Abril. A partir de 1983, dedicou-se exclusivamente à escrita, marcando o início de uma jornada literária com a publicação do livro “O Dinossauro que Fazia Au-Au”.
Maria Fernanda Rodrigues, repórter de Literatura e colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
18 OUT – Salão Nobre – Theatro Municipal – Quarta-feira, 19h
Aline Bei, escritora convidada
Cláudio Leal, mediação
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 de outubro de 1987. É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-RIO. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Foi traduzido para o francês pela editora Aldeia em 2022. Foi adaptado para o Teatro por Helena Cerello, com direção de Nelson Baskerville, cumprindo temporada em diversas cidades do Brasil. Em 2021 lançou seu segundo livro, Pequena Coreografia do Adeus, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 100 mil cópias. Está sendo adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã e foi adaptado para uma videodança por Georgia Palomino e Suzane Rossan. Foi publicado em Portugal pela Particular Editora.
Claudio Leal, jornalista, colaborador da Folha de S.Paulo e doutorando em teoria, história e crítica de cinema pela ECA-USP.
27 OUT – Sala do Conservatório – Praça das Artes – Sexta-feira, 19h
Itamar Vieira Jr., escritor convidado
Guilherme Sobota, mediação
Itamar Vieira Junior é escritor brasileiro. É autor do romance Torto Arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. Nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA.
Seu romance TORTO ARADO é um dos maiores sucessos – de público e crítica – da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países, com futura adaptação para o audiovisual. Pela Todavia, publicou também Doramar ou A Odisseia: Histórias e Salvar o Fogo.
Guilherme Sobota é editor-chefe do Publishnews
16 NOV – Salão Nobre – Theatro Municipal – Quinta-feira, 19h
Jeferson Tenório, escritor convidado
Raquel Cozer, mediação
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Foi colunista dos jornais Zero Hora e Uol/Folha de São Paulo até abril de 2023. Foi professor visitante de literatura na Brown University, Estados Unidos. Teve textos adaptados para o teatro e histórias traduzidas para inglês e espanhol. É autor de Estela sem Deus (2018) e O averso da pele (2020), que ganhou o prêmio Jabuti e vendeu seus direitos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslováquia, Suécia, China, Bélgica e EUA.
Raquel Cozer é jornalista e editora.
23 NOV – Salão Nobre – Theatro Municipal- Quinta-feira, 19h
Conceição Evaristo, escritora convidada
Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.
Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Escritora versátil, cultiva a poesia, a ficção e o ensaio. Desde então, seus textos vêm angariando cada vez mais leitores. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior, tendo, inclusive, sido objeto da tese de doutorado de Maria Aparecida Andrade Salgueiro, publicada em livro em 2004, que faz um estudo comparativo da autora com a americana Alice Walker. Em 2003, publicou o romance Ponciá Vicêncio, pela Editora Mazza, de Belo Horizonte.
Duração aproximada 90 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Capacidade 80 lugares
Entrada gratuita, por ordem de chegada até atingir a capacidade
Antes de participar desta atividade, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programação sujeita a alteração
Correalização