Theatro Municipal
11/10/2024 • Das 8h às 17h12/10/2024 • Das 10h30 às 17h40
[ Sala de Espetáculos, Salão Nobre e Cúpula – Theatro Municipal ]
11 de Outubro – (fechado para escolas) – das 8h às 17h.
12 de outubro – (aberto ao público)
10h30 às 18h00 – NEUROCÓRDIO (instalação)
Sala Branca – Theatro Municipal de São Paulo
NEUROCÓRDIO, criação de Paulo Nenflídio
Olhe para a frente, concentre-se e faça música só com as ondas do seu cérebro ! Não é mágica, é o Neurocórdio: um instrumento de cordas interativo inventado por um músico apaixonado por tecnologia.
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração: Livre
10h30 às 18h00 – ÓRBITA (instalação)
Salão Nobre – Theatro Municipal de São Paulo
Anêmona ou Nebulosa? Tudo junto! Convidamos as crianças a criarem avatares e entrarem nessa instalação sonora inflável, para investigar o espaço e o fundo do mar.
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração: Livre
10h30 e 13h30 – Cornucópia Desvairada
Itinerante por dentro do Theatro Municipal
Danilo Custô, produção e saxofone tenor
Allan Martino, sousafone
Gabi Coelho e Mateus Humberto, saxofone alto
Gabrielle Almeida e Pedro Igor de Almeida, trombone
Isabela Santos, Marcelo Moraes, Priscila Ribeiro e Tauane Brandão, trompete
Javier Zonda, saxofone tenor
Rogério Alves, percussão geral
Junior Breed, caixa
Pâmela Escolástico, surdo
Mateus Levy, alfaia
Também tem carnaval no Big Bang… A Cornucópia representa fertilidade, riqueza e abundância. É um vaso em forma de chifre, do qual saem frutas e flores aos montes. Da mesma forma, o grupo Cornucópia Desvairada é um encontro de riqueza musical, abundância de alegria e celebração da coletividade.
Essa orquestra colorida promete conectar as pessoas, apresentando um cortejo descontraído, interativo e dançante.
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração: 30 minutos
11h e 14h30 – Orchestrascope
Sala de Espetáculos – Theatro Municipal de São Paulo
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Wagner Polistchuk, regência
Filipe Raposo, composição e piano
Rémi Decker, artista de Foley
Erato Tzavara, design de vídeo
Purni Morell, direção e roteiro –
Manuel Abrantes & Ana Catarina Carolcinho Carvalho, design de luz
Arthur De Vuyst, design técnico
Voltamos no tempo até o início da história do cinema. A descoberta da imagem em movimento e dos efeitos especiais impulsionou a criatividade. Algo que ainda era um desafio, porém, era sonorizar os filmes. Portanto, um músico ou orquestra acompanhava as apresentações ao vivo, um artista de Foley imitava os sons do filme e, às vezes, um ator recitava os diálogos.
Em ORCHESTRASCOPE, assistiremos uma série de filmes dos primórdios do cinema, reeditados especialmente para esta performance. Juntando piano, Foley, uma orquestra e a participação do público, esse extraordinário circo de imagem e som toma vida novamente.
*Uma produção da Zonzo Compagnie em coprodução com a Fábrica das Artes (Centro Cultural de Belém) e a Opéra de Rouen Normandie. Com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia. Obrigado a Ed Devane.
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração: 30 minutos
11h30 e 17h40 – Dansconcert
Saguão – Theatro Municipal de São Paulo
Um vento rodopiante sopra pelo palco. Quatro músicos e alguns dançarinos criam um pequeno tornado. Sons emocionantes colocam todos em transe.
Um caminho musical intimista e misterioso nos leva a uma linha alegre de contrabaixo. Ele sopra os dançarinos em todas as direções do palco. As crianças também podem flutuar. A música e a dança são tão contagiantes que é impossível ficar parado. Quem quiser pode dançar no palco. Do lento ao rápido, do alto ao baixo. Os músicos e dançarinos levam você a um final super festivo e funky. Deixe a festa começar!
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração: 50 minutos
12h10 e 14h – Padê
Cúpula – Theatro Municipal de São Paulo
Ari Colares, direção musical
Herivelto Brandino, Rosângela Rhafaelle, Ana Claudia Luz, Rogério Costa, Alexandre Buda e Maurício Badé, percussionistas
John Cage era um compositor muito peculiar, que estudava o silêncio. O nome dele, em português, quer dizer João Gaiola, mas ele não queria prender ninguém ! Pelo contrário, tentava ensinar as pessoas a fazerem música com mais liberdade. Uma vez ele fez uma palestra muito famosa sobre o Nada. O que será que isso quer dizer ? John se interessava por muitas coisas, incluindo a sonoridade de países distantes. Pensando nele, tivemos a ideia de juntar suas obras Child of Tree, Segunda Construção e Terceira Construção com a percussão de matriz africana, muito tocada no Brasil. Preparem-se para um concerto cheio de sons e, também, de silêncios.
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração: 45 minutos
12h40 e 15h40 – Hey, Meredith
Sala de Espetáculos – Theatro Municipal de São Paulo (em cima do palco)
Naomi Beeldens, voz e dramaturgia
Loes Minnebo // Nabou Claerhout, trombone e voz
Anthe Huybrechts, piano e voz
Meredith Monk, composições
Karel Stulens, arranjos
Ine Van Baelen & Stijn Grupping, direção, vídeo e cenografia
Inga Huld Hárkonadóttir, coreografia
Sabrina Transiskus, figurino
Wim Bernaers, design técnico e de luz
Meredith Monk sempre foi única. Ela compõe, dança, cria performances e toca piano, mas acima de tudo é uma cantora que brinca com as infinitas possibilidades da voz, inspirando cantores de todo o mundo a buscarem seus próprios sons.
Em Hey Meredith!, a cantora Naomi Beeldens, o trombonista Nabou Claerhout, a pianista Anthe Huybrechts, a diretora Ine Van Baelen e o videomaker Stijn Grupping exploram uma obra de quase 60 anos, seguindo a voz de Meredith Monk.
*Uma produção da Zonzo Compagnie em coprodução com STUK & Perpodium. Apoiado por DE SINGEL e pela dedução fiscal do Governo Federal Belga através da Cronos Invest.
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração: 50 minutos
16:50 – Nomad
Cúpula – Theatro Municipal de São Paulo
Foi assim: juntamos várias pessoas que estudam no Conservatório de Música e Teatro de Tatuí para inventar um espetáculo completamente novo em apenas cinco dias, com um músico inglês animado chamado Paul Griffiths. No momento em que estamos escrevendo esse texto, ainda não fazemos ideia do que vai dar. Só temos certeza de que será uma surpresa maravilhosa!
Paul Griffiths é um educador musical, produtor, compositor e intérprete de renome internacional. O seu trabalho é sustentado pelo compromisso de fornecer acesso musical de alta qualidade a todos e por uma profunda compreensão do impacto que o trabalho artístico criativo pode ter sobre os indivíduos e as comunidades. Tem mais de vinte e cinco anos de experiência trabalhando em música, artes transversais e projetos transculturais no Reino Unido, Europa, Ásia, África e Austrália. Estes foram realizados em conservatórios e escolas de música, centros artísticos e salas de concerto, escolas primárias e secundárias, alunos com deficiência, prisões e uma infinidade de ambientes comunitários diversos. Trabalha extensivamente na área de treinamento e desenvolvimento profissional para músicos, artistas, líderes de oficinas e professores.
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária.
Duração 30 minutos
Todas as atividades que integram a programação deste Festival são gratuitas.
Retire seus ingressos neste site a partir de 10/10. Parte dos ingressos com distribuição no dia do evento, a partir de uma hora antes de cada atividade.
Para assistir a este espetáculo recomendamos seguir os protocolos estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).
Programação sujeita a alteração.