Classificação
livre para todos os públicos
Duração aproximada
60 minutos
Participação gratuita
Agenda
16/7, sábado
Sessões de visitas às 10h e às 14h, na Praça das Artes
Endereço: Avenida São João, 281. Sé, São Paulo, SP. (Estação próxima: metrô São Bento)
Sessões de visitas às 10h e às 14h, na Central Técnica Chico Giacchieri
Endereço: Rua Paschoal Ranieri, 75. Canindé, São Paulo, SP. (Estação próxima: metrô Armênia)
17/7, domingo
Visita às 10h, no Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº. Sé, São Paulo, SP. (Estação próxima: metrô Anhangabaú)
Como parte da programação da 11ª Jornada do Patrimônio, organizada pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, cujo tema desta edição é Tempo em Sentidos, o Complexo Theatro Municipal de São Paulo promove uma série de visitas temáticas que articulam história, memória, arte e patrimônio.
Esta atividade é fruto da parceria entre a Gerência de Patrimônio e Arquitetura, o Núcleo de Acervo e Pesquisa e o Núcleo de Educação.
As visitas serão realizadas nos três equipamentos que compõem o Complexo — o Theatro Municipal, a Praça das Artes e a Central Técnica Chico Giacchieri — e têm como proposta proporcionar ao público uma imersão nos espaços, percorrendo suas histórias e transformações a partir de múltiplas camadas temporais: o tempo da criação artística, o tempo da preservação, o tempo das memórias compartilhadas.
Sobre a Jornada do Patrimônio
Criada em 2015, a Jornada do Patrimônio é um evento anual organizado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural da cidade em seus diversos territórios. A ação evidencia particularidades históricas e aspectos contemporâneos das cinco regiões da capital paulista, por meio de uma extensa programação de roteiros e visitas a imóveis históricos. Instituída pela Lei Municipal nº 16.546/2016, a Jornada convida a população a (re)conhecer os bens patrimoniais que compõem a memória e a identidade dos diferentes grupos sociais que habitam a cidade.