Classificação
livre para todos os públicos
Duração aproximada
100 minutos (com intervalo)
Ingressos
R$ 100,00 (inteira)
Ricardo Bologna, regência
Paulo Álvares, piano
Programa
IÁNNIS XENÁKIS
Psappha [13’]
GYÖRGY LIGETI
Concerto para piano e orquestra [25’]
Intervalo [20’]
MARCOS BALTER
Orum [10’]
WITOLD LUTOSLAWSKI
Concerto para orquestra [30’]
A Sinfônica Municipal dedica este programa a alguns dos mais importantes autores do século XX, e convida para regê-lo o percussionista e maestro Ricardo Bologna, especialista neste tipo de repertório. Iánnis Xenákis foi um engenheiro, teórico musical e compositor grego naturalizado francês. Entre suas obras mais importantes está Psappha, peça para percussão que não inclui instrumentação específica, embora o compositor recomende três grupos de instrumentos de madeira (ou peles) e três de metal.
Outro especialista em obras do século XX é o solista do programa: o pianista mineiro Paulo Álvares, radicado na Alemanha. Ele interpreta o Concerto para Piano, do húngaro György Ligeti, obra em cinco movimentos escrita ao longo da década de 1980. Sobre a peça, Ligeti declarou: “Apresento meu credo artístico no Concerto para Piano: demonstro minha independência dos critérios da vanguarda tradicional, bem como do pós-modernismo em voga”.
A linguagem musical do polonês Witold Lutosławski incorpora canções folclóricas, serialismo dodecafônico, contraponto atonal e improvisações, bem como elementos da harmonia e melodia convencionais. Seu Concerto para Orquestra, que encerra o programa, foi escrito entre 1950 e 1954, por iniciativa do diretor artístico da Filarmônica de Varsóvia, Witold Rowicki, a quem é dedicado.