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Concerto | Bizet e Seus Contemporâneos

Sinopse:

Data:  sexta-feira 03/10/25   Hora:   20h
Data:  sábado 04/10/25   Hora:   17h
20h
sexta-feira 03/10/25
17h
sábado 04/10/25
Espaço

Classificação
livre para todos os públicos

Duração
90 minutos (com intervalo)

Ingressos
de R$11,00 a R$70,00 (inteira)

Programação sujeita a alteração.

Produção

Apoio

SOLISTAS DA ACADÉMIE DE L’OPÉRA NATIONAL DE PARIS

Roberto Minczuk, regência

Isobel Anthony, Daria Akulova, Lorena Pires e Sima Ouahman, sopranos

Amandine Portelli, mezzo-soprano

Bergsvein Toverud, tenor

Clemens Frank e Luis Felipe Sousa, barítonos

Programa

CHARLES GOUNOD

Abertura da ópera Mireille (6’)

CHARLES GOUNOD

Dueto La brise est douce et parfumée, da ópera Mireille (5’)
Editor original Choudens (WMG). Representante exclusivo Barry Editorial 

JULES MASSENET 

Dueto Pardon! Mais j’étais là, da ópera Manon (4’)

GEORGES BIZET

Dueto Qu’ ai-je vu… Je frémis, je chancelle, da ópera Os Pescadores de Pérolas (7’)

Dueto Au fond du temple saint, da ópera Os Pescadores de Pérolas (7’)

Intervalo (20’)

GEORGES BIZET

Abertura da ópera Carmen (3’)

Ária Habanera, da ópera Carmen (5’)

Dueto Parle-moi de ma mère, da ópera Carmen (11’)

CHARLES GOUNOD

Dueto Mireille, Qui m’appelle? Ah parle encore, da ópera Mireille (10’)
Editor original Choudens (WMG). Representante exclusivo Barry Editorial 

GEORGES BIZET

Ária Votre toast, da ópera Carmen (5’)

Dueto final da ópera Carmen (10’)

Hoje conhecido sobretudo pela ópera Carmen, obra-prima cujo estrondoso sucesso o compositor morreu sem acompanhar, Georges Bizet (1838-1875) aprendeu a ler música ao mesmo tempo em que era alfabetizado, e antes dos 10 anos de idade estava matriculado no Conservatório de Paris. Em poucos anos, ganhou o primeiro prêmio em solfejo em piano e, em 1857, o cobiçado Prix de Rome, que lhe permitiu passar dois anos estudando em Roma.
Em 1863, Bizet compôs Os Pescadores de Pérolas, ópera que só encontraria sucesso alguns anos depois. O compositor ganhava a vida como pianista acompanhador e arranjador de editoras musicais enquanto planejava grandes óperas, que frequentemente não chegava a terminar. Em 1872, a música incidental que escreveu para a peça L’Arlésienne encontrou grande repercusão ao ser reunida em uma suíte orquestral. Isso encorajou Bizet a concluir uma tão sonhada grande ópera, que quase não subiu ao palco em razão das objeções de cantores e diretores de teatro, chocados com o tema de Carmen. Quando estreou, em 3 de março de 1875, foi mal recebida, mas poucos meses bastaram para que o público se apaixonasse pela obra. Bizet, no entanto, não pôde acompanhar essa mudança de opinião, pois morreu três meses depois, aos 36 anos, convencido de que Carmen fora mais um de seus fracassos.
Este concerto reúne cantores de ópera de todo o mundo, formados na Académie de l’Opéra de Paris, e músicos da orquestra do Theatro Municipal. Juntos, eles lembram o 150º aniversário da morte de Georges Bizet e da criação de Carmen. O público poderá redescobrir as grandes árias do compositor francês, excertos das suas óperas menos conhecidas, bem como grandes árias de Jules Massenet e Charles Gounod.

*Programação integrante da Temporada do Ano Cultural França-Brasil 2025.

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