Classificação
livre para todos os públicos
Duração aproximada
90 minutos
Ingressos
R$ 100,00 (inteira)
Roberto Minczuk, regência
Reynaldo González Fernández, babalaô e dançarino afro-cubano
Alfredo Tejada, solista
Demais solistas a serem anunciados
Programa
OSVALDO GOLIJOV
Paixão segundo São Marcos [90’]
Durante as celebrações do 250º aniversário da morte de Bach, no ano 2000, a Internationale Bachakademie Stuttgart convidou Wolfgang Rihm, Sofia Gubaidulina, Tan Dun e Osvaldo Golijov a escrever sua própria versão da Paixão de Jesus Cristo a partir das versões de Bach. O programa de hoje mostra ao público o resultado de um desses trabalhos – Paixão Segundo São Marcos, de Osvaldo Golijov.
Autor de grandes obras vocais, óperas e trilhas sonoras, Golijov trouxe ao texto de São Marcos traços das culturas sul-americana, cubana e judaica, além de elementos naturalmente herdados de tradições da música erudita ocidental. Em sua Paixão Segundo São Marcos, Jesus não é um europeu de pele branca, mas sim um homem de pele escura. “Estive em Jerusalém e em Belém, vi as pessoas que ali habitam e claramente não se parecem nada com as que vemos naquelas pinturas italianas”, afirmou à época da composição. A obra projeta a ação nas ruas de algum lugar da América do Sul do presente, num grande caldeirão de culturas. A espetacularidade musical resulta do cruzamento entre a linguagem sinfônica e as múltiplas tradições, que incluem tanto a música popular latino-americana quanto uma variação sobre temas “bachianos”.
Com essa Paixão, o compositor argentino Osvaldo Golijov, um dos mais conhecidos nomes da música contemporânea, acabou escrevendo uma obra grandiosa que, atualmente, figura entre suas peças mais populares.