Classificação
livre para todos os públicos
Duração aproximada
60 minutos
Ingressos
R$ 100,00 (inteira)
Maíra Ferreira, regência
Solistas a serem anunciados
Programa
CAROLINE SHAW
In the swallow [4’]
FRANCIS POULENC
Figura humana, FP 120 [20’]
LILI BOULANGER
Soir sur la plaine [8’]
JOHANN SEBASTIAN BACH
Wachet auf, ruft uns die Stimme, BWV 140 [28’]
A compositora Caroline Shaw foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Pulitzer de Música, e é um dos nomes de maior destaque da cena contemporânea estadunidense. Sua música é famosa pelo uso de técnicas vocais estendidas, como a utilizada em In the Swallow (E a Andorinha), uma versão do Salmo 84 que termina com os cantores evocando o som das chuvas de outono. É esta obra impactante que abre o concerto que reúne a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Paulistano e o Coro da Osesp, todos sob regência da maestra Maíra Ferreira.
Figura Humana, de Francis Poulenc, é uma cantata para coro misto duplo composta em 1943 sobre textos de Paul Éluard. Considerada um hino à liberdade e uma das melhores obras de Poulenc, foi escrita durante a ocupação nazista na França e estreada em Londres em 1945.
Primeira mulher a ganhar o prestigioso prêmio de composição Grand Prix de Rome, a francesa Lili Boulanger deixou um notável conjunto de obras a despeito de sua morte precoce, em 1918, aos 24 anos. Soir sur la Plaine é uma peça coral para soprano, tenor, barítono, coro misto e piano ou orquestra.
Encerrando o programa, Wachet auf, ruft uns die Stimme, BWV 140 (Desperte, a Voz Está nos Chamando) é uma cantata de Johann Sebastian Bach para trompa, dois oboés, taille (um instrumento semelhante ao oboé da caccia, hoje muitas vezes substituído por um corne inglês), violino piccolo, violino, viola, baixo contínuo, coro e solistas.