Classificação
livre para todos os públicos
Duração aproximada
100 minutos (com intervalo)
Ingressos
R$ 100,00 (inteira)
Vimbayi Kaziboni, regência
Solistas a serem anunciados
Programa
OLGA NEUWIRTH
Dreydl [12’]
HANNAH KENDALL
He stretches out the north over the void and hangs the earth on nothing [11’]
GEORGE LEWIS
Your Network is Unstable [14’]
Intervalo [20’]
LUCIANO BERIO
Sinfonia [35’]
O jovem maestro Vimbayi Kaziboni, nascido no Zimbábue e que cumpre uma intensa agenda internacional como regente orquestral, é quem comanda esse instigante programa, cujas obras refletem questões dos nossos dias. Dreydl é uma peça orquestral de um movimento da compositora e artista visual austríaca Olga Neuwirth que surgiu da preocupação com a memória e a passagem do tempo.
A premiada compositora londrina Hannah Kendall escreveu He Stretches out the North over the Void and Hangs the Earth on Nothing (Ele Estende o Norte sobre o Vazio e Suspende a Terra sobre o Nada) para um concerto centrado no compositor Robert Schumann e na saúde mental – Schumann lutou contra problemas mentais no final da vida. Dialogando diretamente com questões da vida contemporânea, Your Network Is Unstable (Sua Rede Está Instável), de George Lewis, foi escrita em 2024 tendo em mente as consequências de um mundo cada vez mais inconstante.
O programa termina com um clássico do século XX, a Sinfonia do compositor italiano Luciano Berio, encomendada pela Filarmônica de Nova York para seu 125º aniversário. Composta para orquestra e oito vozes amplificadas, ela incorpora citações musicais para representar uma história abstrata e distorcida da cultura. As vozes falam, sussurram e gritam trechos de textos de Claude Lévi-Strauss e Samuel Beckett, entre outros.