Classificação
livre para todos os públicos
Duração aproximada
110 minutos (com intervalo)
Ingressos
R$ 100,00 (inteira)
Roberto Minczuk, regência
Hernán Sánchez Arteaga, regência do Coro Lírico Municipal
Solistas a serem anunciados
Programa
ELLEN REID
When the World as You’ve Known It Doesn’t Exist [10’]
GUSTAV MAHLER
Sinfonia nº 8 em Mi bemol maior “Sinfonia dos Mil”
I. Hino: “Veni, creator spiritus”
Intervalo [20’]
II. Cena final de Fausto de Goethe
Ellen Reid, compositora e artista sonora norte-americana de quem o Theatro Municipal já encenou Prism, ópera que conquistou o Prêmio Pulitzer de 2019, abre este programa grandioso cujo destaque é a voz.
Reid compôs When the World as You’ve Known It Doesn’t Exist (Quando o Mundo como Você o Conhece Não Existe) como parte da iniciativa do Projeto 19 da Filarmônica de Nova York, por meio do qual foram encomendadas obras a 19 compositoras para celebrar o centenário da 19ª Emenda, que concedeu às mulheres o direito ao voto. Em When the World as You’ve Known It Doesn’t Exist a cor musical se dá por uma seção de cordas bastante dividida (às vezes, em até 12 partes separadas), linhas de percussão destacadas e a inclusão de três sopranos entoando notas sem texto.
Na sequência, a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), regida pelo maestro Roberto Minczuk, interpreta a Sinfonia nº 8 de Gustav Mahler. Escrita em apenas oito semanas em 1906, durante as férias de verão do compositor, a obra requer grande orquestra, órgão, coros adulto e infantil e oito solistas vocais, resultando numa das mais impactantes criações do repertório sinfônico.
Popularmente conhecida como Sinfonia dos Mil em razão do grande número de intérpretes necessários, a Sinfonia nº 8 estreou em 12 de setembro de 1910 com grande repercussão. Dadas as suas dimensões, ela não costuma ser executada com frequência, sendo em geral reservada para ocasiões comemorativas.