Classificação
livre para todos os públicos
Duração aproximada
80 minutos
Ingressos
R$ 100,00 (inteira)
Roberto Minczuk, regência
Hernán Sánchez Arteaga, regência do Coro Lírico Municipal
Solistas a serem anunciados
Programa
FRANCISCO MIGNONE
Fantasia Brasileira nº 3 (11’)
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Fantasia em Dó menor, “Fantasia Coral”, op. 80 [18’]
Intervalo [20’]
UNSUK CHIN
Frontispiece [8’]
WILLIAM WALTON
Belshazzar’s feast [32’]
Orquestra Sinfônica Municipal, corais Lírico e Paulistano unem forças no último programa do ano, comandado pelo maestro Roberto Minczuk. Francisco Mignone compôs diversas “fantasias brasileiras” para piano e orquestra. As obras se destacam pela influência da música popular brasileira, incorporando ritmos, melodias e harmonias características, como é o caso da esfuziante Fantasia Brasileira nº 3.
Escrita para orquestra, coro e piano, a Fantasia Coral de Beethoven estreou em Viena em 1808 num grandioso concerto do qual constavam também as sinfonias nº 5 e nº 6 e o Concerto para Piano nº 4. Conhecida como precursora da Nona Sinfonia, a obra foi escrita para ser o encerramento da apresentação e concebida para incluir todos os participantes do programa. Nas duas fantasias, o solista ao piano será Pablo Rossi.
A sul-coreana Unsuk Chin é uma das mais reconhecidas compositoras da atualidade. Frontispício (Frontispiece) para orquestra, surgiu a partir de uma encomenda da Orquestra NDR Elbphilharmonie. Segundo Chin, a peça é uma espécie de breve história da música: “Aspectos de várias obras sinfônicas importantes de diferentes épocas são evocados e apresentados em novos moldes”.
Autor de trilhas sonoras clássicas, o inglês William Walton tem um estilo influenciado por Stravinsky e Prokofiev, bem como o jazz. A Festa de Belsazar (Belshazzar’s Feast) é uma cantata que permanece como uma de suas composições mais celebradas. O solista será o barítono sul-africano Bongani J Kubheka, que em 2024 integrou a temporada do Municipal no elenco da ópera Carmen.