Logo do Theatro Municipal

Exposição O Mundo Segundo Mafalda chega à Praça das Artes

Mafalda nasceu em 1964 e virou  fenômeno mundial,  traduzida em mais de 26 idiomas. Curiosa, sarcástica, reflexiva, crítica e antenada, Mafalda, a personagem mais famosa do cartunista argentino Quino (Joaquin Lavado) é a grande estrela da exposição que chega ao Brasil em dezembro na Praça das Artes. Quino celebra 60 anos de carreira – e Mafalda, 50 anos de criação.

A mostra inédita O Mundo Segundo Mafalda tem  entrada gratuita e ficará em cartaz de 16 de dezembro (abertura apenas para convidados) a 28 de fevereiro de 2015. A exposição é uma realização da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e do programa São Paulo Carinhosa, em parceria com a produtora cultural Mundo Giras e com a curadoria do Museo Barrilete da cidade de Córdoba, na Argentina. A mostra faz parte programação do Circuito São Paulo de Cultura.

A exposição

Dividida em 13 módulos e duas oficinas, O Mundo Segundo Mafalda é uma viagem pelos cartuns e histórias em quadrinhos que cativam leitores de todo o mundo. A mostra, pensada para adultos e crianças, apresenta elementos que ajudam Mafalda a compreender um mundo cada vez mais confuso para seus pequenos olhos: sua casa, o carro de seus pais, os amigos, seu armário, os globos “terráqueos”, além de publicações originais e uma antiga vitrola. As crianças podem desenhar e pintar com carimbos dos principais personagens das histórias:  além de Mafalda, estão na exposição os eternos amigos Manolito, Felipe, Susanita, Miguelito, Guille e Libertad.

Filho de pais espanhóis, o cartunista Joaquim Lavado nasceu em Mendonza, Argentina, em 1932, e foi seu tio, Joaquín Tejón, um pintor e desenhista, que o iniciou nas artes gráficas. Hoje, aos 81, Quino – como ficou conhecido – vive recluso e não desenha mais. Neste ano, ele recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias, um dos mais importantes do mundo, na categoria Comunicação e Humanidades.

“Espero que os leitores que gostam Mafalda possam acompanhar todo meu trabalho e desfrutar junto com a família da exposição, estou muito feliz de que Mafalda chegue nessa cidade tão importante e cheia de cultura”, comemora Quino, criador de toda turma.

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo é uma fundação de direito público ligada à Secretaria Municipal de Cultura e mantém contrato de gestão com o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural. A Mundo Giras é uma produtora cultural com base em São Paulo, que te como objetivo principal desenvolver projetos dentro e fora do país, focando na América do Sul como eixo principal.

 

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas

Depois de lotar teatros na Europa, em uma aclamada turnê

Um dos maiores compositores da música clássica nasceu no dia

Theatro Municipal de São Paulo