Logo do Theatro Municipal

Agosto no Municipal e na Praça das Artes sem gastar nada ou bem pouquinho

Agosto tem concertos, performances, exposições, entre outras atividades gratuitas no Theatro Municipal de São Paulo e na Praça das Artes. Uma boa oportunidade para quem quiser conhecer ou revisitar os espaços e não pagar nada.

Vamos lá:

Música

10 de agosto, às 18h, na Sala do Conservatório, o Quarteto da Cidade faz ensaio aberto e gratuito da “Série Convidados”. O grupo recebe o clarinetista Nailor de Azevedo “Proveta”, o violinista Edson Alves e o também violinista Edmilson Capelupi. Não há distribuição de ingressos, basta chegar na hora marcada, lembrando que a capacidade do espaço é de 200 lugares. O grupo formado por Marcelo Jaffe (viola), Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos) e Robert Suetholz (violoncelo) apresenta o mesmo concerto na quinta-feira (11), sendo que os ingressos custam R$ 25, com direito a meia-entrada.

O Quarteto faz mais um ensaio aberto no dia 24, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, às 18h, com peças de dois dos compositores alemães mais respeitados e influentes: Ludwig V. Beethoven e J. Brahms. A apresentação faz parte da série Olimpíadas, que homenageia os países que fizeram história nos jogos. A apresentação acontece na quinta-feira (25), às 20h. Os ingressos custam R$ 25 com direito a meia-entrada.

Para quem nunca entrou no Theatro Municipal, uma ótima oportunidade de conhecer o prédio histórico é ver os concertos gratuitos que o Coral Paulistano faz nas escadarias internas. Em agosto, a apresentação acontece no dia 24, ao meio-dia. As portas estarão abertas para quem estiver passando pelo centro da cidade. Com regência de Fernando Tomimura, o grupo apresenta “Petite Messe Solennelle”, do compositor italiano Gioachino Rossini. Rossini chegou a criar inúmeras óperas, além de composições de música sacra e de câmara. Dentre os seus trabalhos mais conhecidos está “O Barbeiro de Servilha”.

Dança, Performance e Artes Visuais na Praça

A Companhia Damas em Trânsito e os Bucaneros faz uma performance que aborda os temas independência e sociabilidade. O público fica acomodado numa platéia móvel e poderá assistir de diferentes pontos de vista. As apresentações acontecem nos dias 04, 05, 06 e 09, sempre às 20h (no sábado, dia 6, acontece uma apresentação às 18h também).  Ao todo, 32 lugares estarão disponíveis. Os interessados devem enviar um e-mail para reserva.lugardooutro@gmail.com. As entradas são retiradas até 30 minutos antes do espetáculo.

As apresentações do projeto “Presença Permeável” também continuam em agosto, com novas performances ocupando o Vão Livre da Praça das Artes:

16 a 20/8, 14h: Maurício Ianês – CONTR///ATO
19/8, 15h: Felipe Bittencourt – Caçador de Borboletas
26/8, 14h: Claudia Di – Fantasia de um diálogo
26/8, 15h: Ana Teixeira – Coleta de Espécimes Locais

No dia 11 acontece na Praça a primeira video-dança 360 graus já produzida no Brasil. Matilha registra a performance de 70 bailarinos, acrobatas e parkours utilizando como palco o espaço da Praça das Artes. O vídeo imersivo explora o contraponto entre a rigidez da arquitetura e a fluidez dos corpos que nela se lançam, chocam e repousam. “Ocupação Matilha” é a instalação criada a partir do vídeo “Matilha” expandido em formato de instalação multimídia dentro do Espaço de Convivência da Praça das Artes.Para participar os interessados devem se inscrever pelo e-mail: contato@bijari.com.br.

Para quem ainda não viu, duas exposições gratuitas seguem em cartaz: Concretude Correlata (até 27 de agosto) e Quadra 27 (permanente). Os visitantes podem ver os trabalhos na Praça das Artes, na Sala de Exposições e no Foyer do Espaço, respectivamente. Quadra 27 reúne reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história desta construção arquitetônica. Já Concretude Correlata apresenta um recorte de obras da Coleção de Arte da Cidade e toma como ponto de partida os pressupostos do projeto arquitetônico do complexo cultural.

Arquitetura

Os arquitetos responsáveis pela Praça das Artes, Marcos Cartum, arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura e Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, conversam com o público sobre a concepção e construção do espaço que recebeu diversos prêmios, com destaque para: APCA 2012 (categoria “Obra de Arquitetura”), Icon Awards 2013 (categoria “Edifício do ano”), Mies Crown Hall Americas Prize 2014, entre outros. O bate-papo acontece no dia 18 de agosto, a partir das 19h, no Espaço de Convivência com entrada gratuita, sem distribuição de ingressos (a capacidade do espaço é de 200 lugares).

 

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas

Ópera dirigida por Iacov Hillel terá Orquestra Sinfônica Municipal, sob

Apresentado pela musicóloga Ligiana Costa, curso aborda do surgimento da

Theatro Municipal de São Paulo