Logo do Theatro Municipal

Balé da Cidade de São Paulo apresenta espetáculo em homenagem a Caetano Veloso em festival de dança na Europa

Foto: Rodrigo Fonseca
 Bailarinos se apresentam nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho no Impulstanz, um dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo.

O Balé da Cidade de São Paulo viaja em julho para Viena, na Áustria,  para apresentar Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano, sobre o universo poético de Caetano Veloso,   no Impulstanz, um dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo. As apresentações acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho no Burgtheater, teatro nacional austríaco.

O espetáculo estreou no Theatro Municipal de São Paulo em março de 2018. Mais de 11 mil pessoas estiveram presentes nas nove apresentações da temporada de estreia. O espetáculo fez tanto sucesso que retornou em dezembro do ano passado para mais cinco apresentações. A ideia e o conceito geral são assinados por Ismael Ivo que também é cofundador do festival e diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, a coreografia é da grande bailarina e coreógrafa Morena nascimento. Para este trabalho ela se deixou guiar pela inspiração nas músicas, no gestual do artista brasileiro e no elenco do Balé da Cidade de São Paulo, no qual ficou impressionada pelo vigor e entrega dos bailarinos.

“Buscamos nas músicas de Caetano o que nos afeta e se relaciona com o momento que estamos vivendo. Criamos um grande ritual, incorporando e assimilando a poética de Caetano, transformando-a em nossa fala no corpo, do nosso jeito. As coreografias são o resultado desse exercício de devorar e ser o que se devora” afirma Morena Nascimento.

O diretor artístico do Balé, Ismael Ivo, conclui que “com este espetáculo neste festival internacional, agora um dos mais importantes do mundo, o Balé se apresentará no famoso BurgTheater, o templo da cultura germânica em paralelo a cia de Wuppertal (Pina Bausch) sendo a primeira companhia municipal da América do Sul a ser convidada para se apresentar neste festival. Este espetáculo mostrará a Europa todo o potencial poético e um vocabulário de corpo único que revela o Brasil em sua essência.”

A direção musical é do músico e historiador Cacá Machado, figurinos de Isadora Gallas, cenografia de Marcel Kaskeline, iluminação de Aline Santini, Visagismo de Luiz Parisi, dramaturgia de Vadim Nikitin e consultoria de José Miguel Wisnik.

ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena

Fundado em 1984 por Ismael Ivo e Karl Regensburger, o ImPulsTanz é um dos maiores festivais de dança contemporânea e performance em todo o mundo. Milhares de dançarinos, coreógrafos e artistas de todo o mundo se reúnem em Viena, trabalham juntos e celebram a dança contemporânea. Neste ano, o festival tem início em 11 de julho e segue até o dia 11 de agosto.

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
Um Homem Só, ópera em cartaz no Theatro Municipal até

Umas das mais conhecidas óperas ganha produção grandiosa com direção

Assista ao vídeo com cenas dos ensaios e entrevista com

Theatro Municipal de São Paulo