Programação, temporada 2023

Escola Municipal de Música

Compromisso com o talento

Fundada em 12 de fevereiro de 1969 pelo renomado maestro e compositor Olivier Toni, a Escola de Música de São Paulo é reconhecida como uma das instituições de ensino musical mais destacadas da América Latina. Desde 2013, a escola integrou-se à Fundação Theatro Municipal de São Paulo, passando a adotar o nome Escola de Música de São Paulo.
A missão primordial da instituição é proporcionar uma formação musical profunda e diferenciada, preparando os alunos para atuar como instrumentistas ou cantores profissionais em diversas esferas, tais como orquestras, coros, grupos camerísticos, na área de correpetição ou na carreira solista democratizando o acesso à arte musical.
A Escola de Música de São Paulo oferece uma gama abrangente de cursos regulares de formação em música, bem como Oficinas e Cursos Livres acessíveis à comunidade em geral. Destacamos as aulas individuais de instrumento, as aulas coletivas teóricas musicais, e a oportunidade de vivenciar experiências musicais enriquecedoras em Música de Câmara e grandes formações, por meio das aulas de prática coral e prática de orquestra nos grupos estáveis da escola.
Todas essas atividades artísticas-pedagógicas são oferecidas de forma gratuita à comunidade, alinhando-se ao compromisso da instituição com a difusão da cultura musical no município de São Paulo. A Escola de Música de São Paulo se destaca como um ambiente propício ao desenvolvimento artístico e educacional, contribuindo significativamente para a formação de talentos musicais que têm impacto não apenas no Brasil, mas também além de nossas fronteiras.

Regimento Interno

A Escola Municipal de Música segue o decreto municipal de número 41.826, de 21 de março de 2002. Este documento especifica todas as informações acerca do seu regimento interno.

REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA

Matriz Curricular

A Escola de Música de São Paulo distingue-se por proporcionar uma formação musical profissionalizante abrangente, que compreende tanto os aspectos práticos quanto teóricos, abarcando todos os elementos fundamentais da música e enriquecendo a experiência artística dos alunos.

CURSOS ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA

Conjuntos Musicais

A Escola de Música de São Paulo abriga uma diversidade de grupos musicais, desde pequenas formações de música de câmara até grandes conjuntos, incluindo a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, a Banda Sinfônica, o Estúdio de Ópera, o Coro Jovem e o Coro Infantojuvenil. Reconhecidos pelo alto nível pedagógico e artístico, esses conjuntos apresentam repertório cuidadosamente escolhido, realizando frequentemente concertos em locais prestigiados como a Praça das Artes, a Sala do Conservatório e o Theatro Municipal de São Paulo, contribuindo assim para a difusão da cultura musical na cidade.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS GRUPOS DA ESCOLA DE MÚSICA

Processo Seletivo

Para obter todas as informações sobre os editais, provas, inscrições, listas de candidatos deferidos, aprovados ou suplentes, tanto das seleções para os cursos regulares quanto para os cursos livres, acesse:

CURSOS REGULARES DE FORMAÇÃO

CURSOS LIVRES

Corpo Docente

O corpo docente da Escola de Música de São Paulo dedica-se a proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a performance instrumental, tanto em carreira solo quanto em conjunto. Além disso, os educadores enfatizam a construção de um conhecimento abrangente em história e teoria musical, proporcionando uma formação integral e enriquecedora.

QUADRO DOCENTE DA ESCOLA DE MÚSICA

Alunos

Os alunos da Escola de Música de São Paulo podem realizar solicitações de abonos de faltas, atestados de matrícula, histórico escolar e emissão de certificado ou documentos específicos pelo formulário abaixo:

ENVIO DE REQUERIMENTOS

Equipe

Coordenação Artística
Angela De Santi

Assistente Artístico
Ricardo Farão
Thiago Tavares

Auxiliar Artístico
Alessandro Souza
Luciano Capeleti
José Roberto Silva

Montadores
Carlos Eduardo Bernardo
Lucas Capeleti

Arquivista Musical
Leandro José da Silva

Inspetor
Jean Guilmer

Auxiliar de Disciplina
Natália Barguena
Samuel Alves Sousa
Victória Barros

Estagiários
Caio Kenzo
Rodrigo Lima

Fale Conosco

Telefone
(11) 3225-8203

E-mail oficial
escolademusica@prefeitura.sp.gov.br

Endereço
Avenida São João, 281. Praça das Artes, Centro Histórico de São Paulo, SP; CEP 01035-000.

Perguntas Frequentes

Os cursos da Escola Municipal de Música de São Paulo são gratuitos?

Todos os cursos, incluindo suas oficinas e núcleos de performance são oferecidos gratuitamente para a população.

Como faço para ser aluno?

A Escola abre um processo seletivo anual para seus cursos regulares de formação em instrumento musical e canto lírico. As inscrições ocorrem anualmente nos meses de de setembro a novembro. A Escola abre também, ao longo do ano, inúmeras oficinas e cursos livres.

Como faço para me inscrever?

Todas as inscrições para ingresso na Escola são realizadas no site http://www.theatromunicipal.org.br/, na seção Formação/Escola de Música de São Paulo.

Preciso conhecer música para estudar na Escola?

A escola oferece cursos para todos os tipos de alunos, iniciantes e avançados.