Programação, temporada 2023

Pele: Entre o Corpo, a Rua e o Theatro

Theatro Municipal

10/08/2023 • 14h17/08/2023 • 14h24/08/2023 • 14h31/08/2023 • 14h14/09/2023 • 14h21/09/2023 • 14h24/09/2023 • 11h30 e 14h30

No projeto Pele: Entre o Corpo, a Rua e o Theatro, a artista da dança Laila Padovan convida os participantes a se engajarem em ações performativas pelos instigantes espaços internos do Theatro Municipal e pelas ruas de seu entorno, a fim de investigar as relações entre o corpo e as paisagens cotidianas. Tendo como enfoque temático as fronteiras entre o dentro e o fora do Theatro Municipal, evoca-se a ideia de uma pele que está entre o Theatro e a rua, separando-os e unindo-os ao mesmo tempo; um ponto de contato de onde podem surgir criações que transmutem suas paisagens e aproximem suas realidades aparentemente opostas. Para isso, o projeto promoverá duas residências artísticas, com a formação de dois grupos, abertos a interessados em geral (artistas e não-artistas), que criarão coletivamente intervenções artísticas a serem compartilhadas com o público.

Direção e concepção: Laila Padovan
Colaboração Artística: Adriane de Luca, Maju Kaiser e Victor Isidro

Projeto contemplado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal, coordenado pelo Núcleo de Educação.

2ª RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: DA RUA AO THEATRO
Na segunda residência intitulada “Da Rua ao Theatro”, o foco estará em experimentar, através do corpo e do movimento, os espaços e fluxos cotidianos das ruas do entorno do Theatro Municipal para, a partir dessas experiências, criar uma trajetória/intervenção a ser iniciada nas ruas, mas que irá adentrar o Theatro Municipal, povoando o seu interior de elementos e repertórios de movimento surgidos nas pesquisas com a cidade. Ao compartilhar com o público a trajetória/intervenção criada, visa-se, através de um olhar crítico e criativo, traçar pontes entre o dentro e o fora, trazendo maior permeabilidade aos limites rígidos que separam o Theatro Municipal dos espaços urbanos ao seu redor.
Encontros da residência (6 encontros):
De 10/8 a 21/9, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h
(*Em 7/9 não haverá encontro devido ao feriado)
Ponto de encontro: Saguão do TM
Local de ensaios: Praça das Artes e seu entorno
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Abertas a interessados em geral, com ou sem experiência artística ou em dança.
Duração 75  minutos
30 vagas
Classificação indicativa: 18 anos

CONHEÇA OUTRAS AÇÕES DO PROJETO (ENCERRADAS):
1ª RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: DO THEATRO À RUA

Na primeira residência intitulada Do Theatro à Rua, o foco estará em experimentar, através do corpo e do movimento, as diversas espacialidades existentes no Theatro Municipal, sua arquitetura, seus fluxos cotidianos, entrando também em contato com seu acervo de figurinos e cenários, para, a partir dessas experiências, criar uma trajetória/intervenção a ser iniciada dentro do Theatro Municipal, mas que irá invadir a cidade, levando para as ruas elementos cênicos e repertórios de movimento surgidos nas pesquisas dos espaços internos. Ao compartilhar com o público a trajetória/intervenção criada, visa-se levar o Theatro Municipal para as ruas, colocando em diálogo seus conteúdos com os fluxos e atravessamentos dos espaços urbanos cotidianos.
Encontros da residência: De 18/5 a 29/6, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h.
Ponto de encontro: Saguão do Theatro Municipal
30 vagas
Público: Interessados em geral, com ou sem experiência artística ou em dança.
Classificação indicativa: 18 anos
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

AVESSO
Performance criada a partir da 1ª residência artística: Do Theatro à Rua
Avesso é uma performance itinerante de dança, na qual o espectador é convidado a realizar uma trajetória que começa dentro do Theatro, mas que irá invadir a cidade. Com o intuito de tornar mais permeável a fronteira que separa os espaços internos, com sua arquitetura exuberante, das ruas de seu entorno, o processo de criação da performance Avesso buscou acessar camadas mais desconhecidas do Theatro, como os bastidores, o acervo de figurinos e outros espaços desconhecidos, e traçar relações com o cotidiano das ruas, criando uma performance que evoca a imagem da pele como lugar não apenas de separação, mas sobretudo de encontro. A performance Avesso foi criada coletivamente por aproximadamente 30 artistas/performers durante a Residência Artística “Do Theatro à Rua”, como parte do projeto “Pele: entre o corpo, a rua e o Theatro”.
Apresentações:
1/7 (sábado), sessões às 13h30 e às 15h30
6/7 (quinta), sessões às 13h30 e às 15h30
Duração 90 minutos
Entrada gratuita
Residentes criadores:  Adriana Rufino dos Santos, Alessandro Fonseca Esteves Coelho, Ana Clara Fantinatti, Ana Paula Novais Martins, Bruno Fernandes, Ciro de Oliveira Godoy, David Nery, Débora Ishikawa, Elian Vieira, Érika Akemi Ozako, Erika de Faria Alves, Fabiana Rodrigues da Silva Vieira, Fabíola Karnas, Gabriel Pestana Ludwig, Gabriela Gama Faga, Gabriela Klimas de Andrade Mendes, Garcia, Gisele Penafieri, Julia Santos Lacerda, Matheus Santos Maciel, Mirlene Maria Lopes, Pablo Diego Mesquita Cavalcanti, Pavel Gorbachev, Sofia Moraes Galdino, Sueli Rodrigues da Silva, Taiana Ferraz de Farias, Tatiana Hyppólito Cotrim.

Antes de participar desta atividade, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração

Patrocínio

Logo Patrocínio Nubank