Programação, temporada 2023

Podcast Theatro Municipal

Bem-vindos ao podcast do Theatro Municipal de São Paulo! Apresentado por Ligiana Costa, aqui você dará um delicioso mergulho nos destaques da programação do Theatro Municipal. Do erudito ao popular, recheado de entrevistas e muita música. Não perca os próximos episódios.

Escute em:

 

 

Epsódios

Ep. 023 – O legado de Stravinsky
Filho de músicos, mas aconselhado a seguir carreira como advogado, Igor Stravinsky é o homenageado neste episódio. No ano em que completam-se 50 anos de seu falecimento, a apresentadora Ligiana Costa convida os professores Silvio Ferraz e Marcos Branda Lacerda e o diretor artístico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, para falar do legado do compositor russo. Dê play e conheça mais sobre a obra do influente Stravinsky.

Ep. 022 – Henrique Oswald: música e memória
O pianista, compositor, concertista e diplomata Henrique Oswald é o tema deste episódio de nosso Podcast. Oswald nasceu no Rio de Janeiro, mas com o pai suíço e uma mãe italiana, sempre esteve próximo a cultura europeia. Um prodígio, que se apresentava ao piano em público já aos 6 anos, recebeu uma bolsa para estudar na Itália aos 16. Por lá fez escola e, quando retornou ao Brasil, se depara com a época dos modernistas e nacionalistas, que distoavam de suas tradições europeias. Por aqui, ele ficou mais conhecido por suas peças de câmara, e por isso, o convidado desta semana para contar mais detalhes desta história é o violista do Quarteto da Cidade, Marcelo Jaffé, e a mezzo soprano e pesquisadora da música brasileira, Anna Maria Kieffer. O programa é apresentado por Ligiana Costa.

Ep. 021 – 100 anos de Astor Piazzolla
Neste ano de 2021 completam-se 100 anos do nascimento do compositor Astor Piazzolla, conhecido por conectar a música erudita com a popular em suas composições. No novo episódio do Podcast Theatro Municipal, a apresentadora Ligiana Costa e os musicólogos convidados Avelino Romero Pereira e Thomas Saboga contam a trajetória do compositor, que cruzou com nomes grandes como a mestra Nadia Boulanger. Coloque o fone de ouvido e venha conhecer esse gênio do tango!

Ep. 020 – 85 anos do Coral Paulistano e homenagem a Naomi Munakata
Com o propósito de incentivar a composição de peças corais em português, Mario de Andrade cria o Coral Paulistano em 1936, e neste ano celebramos os seus 85 anos. No novo episódio de nosso Podcast, a apresentadora Ligiana Costa convida a pesquisadora Flávia Toni e o maestro Samuel Kerr para contar a história deste coral que durante quatro anos foi regido pela maestrina Naomi Munakata. Também relembramos com muito carinho a vida e a carreira da maestrina, que infelizmente nos deixou no ano passado. Embarque na história do Paulistano e nessa homenagem neste novo episódio.

Ep. 19 – As mestras do canto lírico no Brasil
O universo lírico está repleto de mestras incríveis que foram responsáveis pela formação de gerações de profissionais talentosos, e este episódio de nosso Podcast é dedicado a elas. A apresentadora Ligiana Costa convida cantoras e cantores brasileiros para compartilharem suas memórias e histórias sobre grandes professoras do canto lírico nacional. Ouça para conhecer as professoras Isabel Maresca, Neyde Thomas, Lenice Prioli, Hermínia Russo, Martha Herr, Marina Monarcha, Leila Farah, Honorina Barra e Niza de Castro Tank.

Ep. 18 – Processos criativos na pandemia
Quais os impactos da pandemia na criação artística? Neste episódio do Podcast Theatro Municipal você escuta como compositores, coreógrafos e outros artistas têm pensado e proposto novos formatos para esta singular realidade. A apresentadora Ligiana Costa entrevista a coreógrafa Marisa Bucoff, que está criando uma nova coreografia para o Balé da Cidade, e ainda, o musicólogo e filósofo português João Pedro Cachopo, o ensaiador italiano Roberto Recchia, a encenadora brasileira Julianna Santos e o compositor Eduardo Frigatti.

Ep. 17 – 250 anos de Beethoven
Em 2020, comemoramos 250 anos de Ludwig van Beethoven. O alemão é um dos compositores mais conhecidos no mundo da música, com obras célebres como sua ‘Sinfonia Nº 5’ e a popular ‘Sinfonia nº 9 – Ode à Alegria’. Neste episódio do Podcast Theatro Municipal, convidamos quatro pesquisadores para analisar as suas composições e marcas deixadas no mundo. São eles, os professores Yara Caznok (UNESP), Mônica Lucas (USP), Paulo Kühl (UNICAMP) e Daniel Bento, este último quem escreveu dois livros sobre o compositor. Com a mediação da apresentadora e musicóloga Ligiana Costa, o podcast estuda seu legado, também relacionando suas obras a outros grandes nomes como Georg Friedrich Händel e Wolfgang Amadeus Mozart.

Ep. 16 – Alberto Nepomuceno: vida e obra
Neste episódio do Podcast Theatro Municipal, a apresentadora Ligiana Costa nos leva a uma jornada de conhecimento da vida do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno. Para isso, ela convida a musicóloga e professora Mônica Vermes, os jornalistas e pesquisadores Irineu F. Perpetuo e Camila Fresca, os cantores Anna Maria Kieffer e André Vidal, e o escritor do livro “Ana em Veneza”, que tem Nepomuceno como personagem, João Silvério Trevisan. Em homenagem ao compositor, que este ano completa 100 anos de sua morte, os convidados contam sobre sua carreira, que começou em Recife, mas alavancou no Rio de Janeiro, onde teve contato com a família Bernardelli e pôde ir estudar na Europa. Sua estadia na França e Alemanha serviu como inspiração para suas composições, que trazem elementos de compositores como Richard Wagner e Johannes Brahms, mas que estão carregadas de referências brasileiras. Nepomuceno lutou pelo financiamento para estudos, por mais oportunidades e profissionalização na música no Brasil, além de defender a popularização da música erudita.

Ep. 015 – A vida de Carlos Gomes
O compositor brasileiro Carlos Gomes é bastante reconhecido por sua ópera “O Guarani”, tema do último episódio de nosso Podcast. Contudo, sua vida e obra vão muito além disso. No episódio de hoje, apresentado por Ligiana Costa, você ouve detalhes desta história. Para enriquecer a narrativa, convidamos Maria Adelaide Amaral, que prepara uma novela sobre a vida do compositor, com direção musical de nosso segundo convidado, o maestro Júlio Medaglia. João Luis Sampaio, jornalista que acaba de encerrar uma biografia sobre Gomes, ainda não lançada, completa a lista.

Ep. 014 – Ópera ‘O Guarany’: 150 anos
Em 2020 completa-se 150 anos de estreia da ópera ‘O Guarany’, de Carlos Gomes. A ópera é baseada no romance indianista de José de Alencar e foi estreada no Teatro Scala de Milão, na Itália. Neste episódio do Podcast Theatro Municipal, apresentado por Ligiana Costa, pesquisadores e diretores comentam esta obra, que de romance a folhetim de grande sucesso no Brasil, se tornou ópera em 1870.

Ep. 013 – Formação em música
O 13º episódio do Podcast do Theatro Municipal é dedicado à formação musical. O programa convidou a maestrina Érica Hindrikson, coordenadora da Escola Municipal de Música, a mezzo soprano Joyce Tripiciano, do Coro Lírico, e os músicos Renan Mendes (flauta) e Ugo Kageyama (violino), da Orquestra Sinfônica Municipal, para contarem como foi o início de suas carreiras na música erudita e como vêem o processo atual de formação de novos músicos.

Ep. 012 – Ópera à mesa
“Comer, amar, cantar e digerir, são na realidade os quatro atos da ópera cômica a que chamamos vida. Quem os deixar passar sem deles tirar proveito, é um completo louco”. Nas palavras do compositor Rossini, um apaixonado pela culinária, percebemos que a ópera e comida sempre tiveram um grande elo. Neste episódio do Podcast Theatro Municipal, descubra curiosidades sobre esta ligação e ouça o que o maestro Alessandro Sangiorgi, o compositor Leonardo Martinelli e integrantes dos corpos artísticos do Municipal estão cozinhando, quais novas receitas estão surgindo neste momento em que todos estão em casa e quais compositores tinham maior habilidade na cozinha.

Ep. 011 – Arte Não Para
Neste 11º programa de nosso Podcast, apresentado por Ligiana Costa, você acompanha a rotina de alguns músicos da casa para enfrentar os desafios do período de quarentena e dicas do crítico Irineu Franco Perpetuo de referências musicais que abordam essa temática. O episódio traz também uma homenagem à Naomi Munakata, com depoimentos de cantores do Coral Paulistano e de sua assistente Maíra Ferreira, além de outros profissionais da área que estiveram próximos a ela durante sua carreira.

Ep. 010 – Perspectivas 2020
Neste primeiro episódio de 2020 convidamos os diretores de 3 das principais instituições culturais de São Paulo para uma conversa sobre o que vem por aí nas temporadas de ópera, música clássica e balé deste ano. A apresentadora Ligiana Costa recebeu para um papo Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança; Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura (responsável pelo Theatro São Pedro); Marcelo Lopes, diretor executivo da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; e Hugo Possolo, diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo. Viva a arte, viva a cultura!

Ep. 009 – Retrospectiva 2019
O Podcast Theatro Municipal chega ao último episódio do ano com o tema ‘Retrospectiva 2019’! Para falar deste ano que chega ao fim e de tudo de mais legal que rolou na programação do Theatro Municipal nos últimos 12 meses, a apresentadora Ligiana Costa convidou os frequentadores do Theatro para participar deste episódio e compartilhar histórias emocionantes vividas por aqui ao longo de 2019. Um episódio onde as estrelas são as pessoas mais importantes para nós: o nosso público e a nossa equipe! Participam deste episódio Amanda Souza, Bruno Miranda Braga, Débora Gama, Jeferson Rocha Lima, Luiz Augusto Soares, Rosimeire Carvalho e Thais Munhoz.

Ep. 008 – Modernistas e Novos Modernistas
A apresentadora Ligiana Costa bate um papo com a pesquisadora Biancamaria Binazzi, a maestrina Naomi Munakata, do Coral Paulistano, e o diretor artístico do Theatro Municipal, Hugo Possolo. Eles falam sobre o projeto ‘Novos Modernistas’, que promove a intersecção de linguagens artísticas na programação do Municipal, e o concerto especial ‘Queda do Muro de Berlim’, que o Coral Paulistano apresenta neste domingo (24/11/19), ao meio-dia. O espetáculo terá direção cênica de Otavio Juliano, projeções de Luciana Ferraz e Rosana Civile ao piano, e rememora os 30 anos da demolição do muro que dividia a cidade de Berlim e a Alemanha. Por fim, o regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal, Roberto Minczuk, fala do concerto ‘O Anel sem Palavras’, que acontece dias 30/11 e 01/12/19 no Theatro Municipal.

Ep. 007 – A Viúva Alegre
Este programa é inteiramente dedicado à produção que encerra a temporada lírica 2019 do Theatro Municipal: a opereta ‘A Viúva Alegre’, composta pelo austríaco Franz Lehár em 1905. A apresentadora Ligiana Costa bate um papo divertido com o ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella, que assina a tradução, versão e direção cênica desta montagem inédita; com solistas da opereta, entre eles Camila Titinger, Rodrigo Esteves, Edna D’Oliveira e Sandro Christopher; com os cenógrafos Zezinho Santos e Turíbio Santos; e com o diretor artístico do Theatro Municipal, Hugo Possolo.

Ep. 006 – Memória
Se você gosta da nossa história, da nossa arquitetura e de frequentar o Theatro Municipal, não deixe de ouvir este episódio especial dedicado à Memória da grande casa de óperas de São Paulo. O podcast é apresentado e roteirizado por Ligiana Costa e conta com a participação do pesquisador Sérgio Casoy, da arquiteta Ana Castro, do musicólogo Paulo Castanha e do cenotécnico Anibal Marques, o Pelé.

Ep. 005 – Crianças no Municipal
O ponto de partida é o Dia das Crianças e o festival Crianças no Municipal, que leva atividades gratuitas para os pequenos e suas famílias ao Municipal de 8 a 13/10. A apresentadora e diretora do Podcast, Ligiana Costa, começa batendo um papo com 3 crianças: Isadora Koelle e Murilo Haddad, que estudam piano na Escola Municipal de Música de São Paulo, e Lisa Chacur, estudante de flauta pelo Método Suzuki. O episódio também traz depoimentos do diretor da Escola Municipal de Música, José Antônio Branco Bernardes, do maestro coordenador do Opera Studio da Fundação Theatro Municipal, Gabriel Rhein-Schirato, da pedagoga musical e professora da USP Teca Alencar de Brito e de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura (EMESP Tom Jobim, Projeto Guri e Theatro São Pedro). Para finalizar, a diretora da Biblioteca Mário de Andrade, Joselia Aguiar, fala sobre o Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro, que acontece no Theatro Municipal e Praça das Artes, entre outros locais, de 04 a 06/10. Vem ouvir!

Ep. 004 – ETÉ – Festival Corpo
Quarto episódio do Podcast Theatro Municipal, sobre o ETÉ – FESTIVAL CORPO, um manifesto investigativo do corpo que acontece no Theatro Municipal de São Paulo e na Praça das Artes entre 21/09 e 05/10/2019.

Ep. 003 – Ópera  p r i s m 
Terceiro episódio do Podcast do Theatro Municipal de São Paulo, sobre a ópera ‘p r i s m’, das norte-americanas Ellen Reid e Roxie Perkins, que foi apresentada no Municipal entre 04 e 14/09/2019.

Ep. 002 – Ensaio Sobre o Lírico
Segundo episódio do Podcast do Theatro Municipal de São Paulo, sobre o espetáculo ‘Ensaio Sobre o Lírico’, que celebrou os 80 anos do Coro Lírico Municipal e foi apresentado entre 23 e 25/08/2019.

Ep. 001 – Rigoletto
O primeiro episódio do Podcast do Theatro Municipal de São Paulo discorre sobre a ópera Rigoletto, encenada entre os dias  20 e 30 de julho de 2019.