Programação, temporada 2023

Sustenidos

A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Recentemente, assumiu a gestão do Conservatório de Tatuí e do Complexo do Theatro Municipal de São Paulo e foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, de 2004 a 2021.
O Conservatório de Tatuí é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal. A administração do Complexo Theatro Municipal segue o modelo de gestão de OS, conforme edital estabelecido pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Entre os nossos projetos especiais destacam-se Som na Estrada, Musicou e MOVE; pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. São festivais, eventos, programas de intercâmbio e projetos que têm como objetivo potencializar as dimensões estética, afetiva, cognitiva, motora e social de crianças, adolescentes e jovens; garantir sua sociabilidade, além de promover o acesso à diversidade musical e artística.
Assim, seguimos apoiando milhares de crianças, adolescentes e jovens para que entrem na vida adulta certos de que a arte é a melhor companhia para essa jornada. Graças a equipe competente e dedicada, que ratifica a paixão pela Organização, por seus programas e pela comunidade.

Colaborações internacionais

As colaborações internacionais também fazem a diferença na atuação da Sustenidos. Uma de suas parcerias mais importantes é com a Jeunesses Musicales Internationales (JMI), a maior organização mundial dedicada ao desenvolvimento musical de jovens. Criada em 1945, a ONG belga reúne organizações musicais de cerca de 70 países e possibilita a troca de experiências e o intercâmbio de estudantes e profissionais. Desta parceria com a JMI, surgiram outros três projetos que envolvem tanto a diversidade musical quanto o desenvolvimento humano. São eles: o festival Imagine Brazil, uma competição entre jovens que contempla todos os gêneros musicais e prevê a troca de experiência com festivais semelhantes, em outros países; o Ethno Brazil, que promove a imersão cultural de jovens músicos vindos de todos os cantos do mundo; e o MOVE, um programa de intercâmbio e voluntariado entre organizações musicais de diferentes países.

Prêmios e reconhecimento

A Sustenidos ganhou o selo de Melhor ONG de Cultura em 2018 – o prêmio é o maior reconhecimento do terceiro setor no Brasil e foi criado para valorizar organizações filantrópicas que merecem destaque por suas práticas de gestão e transparência.
Em 2021, recebeu a Certificação A+ do Selo Doar, de Gestão e Transparência.
Sob a gestão da Sustenidos, o Projeto Guri venceu o YAMA – Young Audiences Music Awards, como Melhor Espetáculo Infantojuvenil na categoria Voto Popular com o espetáculo Calungá – O Mar que Separa é o Mar que Une, apresentado em 2012 com os alunos do Grupo de Referência de Sorocaba e participação especial de Naná Vasconcelos. O espetáculo foi um dos oito finalistas do prêmio criado pela JMI.  

Para saber mais, navegue pelo nosso site e conheça as ações e programas da Sustenidos. 

Missão

Promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Visão

Ser organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas de cultura e educação na área da música.

Valores

•  Excelência
•  Criatividade
•  Responsabilidade
•  Diversidade
•  Cooperação
•  Equidade

Transparência