Programação, temporada 2024

Ballet Paraisópolis apresenta 5º Festival de Natal de São Paulo

Theatro Municipal

18/12/2022 • 18h

[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]

Programa

1° ato (40´)
O Sonho de Clara
Christian Casarin, remontagem
Popularmente conhecido como O Quebra-Nozes, é um dos três ballets compostos por Piotr Ilyitch Tchaikovsky, estreado em dezembro de 1892.
Na remontagem feita para o Ballet Paraisópolis, Clara é uma menina que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta de uma maneira especial pelo boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente, adormece e entra no mundo da fantasia, onde seus amigos e familiares tornam-se novos personagens que dançam e celebram esta noite numa grande festa.
No fim, Clara acorda e percebe que tudo aquilo não passou de um grande sonho; a menina estava deitada abraçada ao seu boneco quebra-nozes.

2° ato (30’)
Paquita
Weverton Aguiar, remontagem
Obra criada na Ópera de Paris, em 1846, por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus.
Paquita é um balé em dois atos e três cenas que faz sucesso, principalmente, por suas alegres danças espanholas.
A história é ambienta na Espanha durante a ocupação do exército de Napoleão. Os personagens principais são Paquita, uma jovem cigana, e o Conde Lucien d’Hervilly, um general francês.
A obra é considerada um balé-pantomima (popularizado no século XIX e apontado como modelo do balé clássico), vertente em que os bailarinos se manifestam mediante a mímica, gestos, expressões fisionômicas e corporais.

Sobre o Ballet Paraisópolis
Fundado em 2012 tem como objetivo transformar a vida de famílias que moram na segunda maior comunidade de São Paulo oferecendo aulas gratuitas de balé clássico e outras modalidades às crianças e jovens da região, entre 8 e 20 anos de idade, proporcionando a eles o contato direto com a arte, educação e cultura.
Com duração de nove anos e ministrado por uma equipe composta de seis professores renomados na área de dança, o curso começa com um teste de seleção para os interessados e termina com a formação – abrindo novas possibilidades e caminhos profissionais na área da dança.
As atividades são realizadas na sede do Ballet Paraisópolis, localizada dentro da comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

Duração total aproximadamente 85 minutos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária
Ingressos gratuitos retirados pelo site a partir do dia 16/12, às 12h. Limite de 2 ingressos por cpf/pessoa.

Antes de participar deste espetáculo, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programação sujeita a alteração.