Notícias
04 de abril de 2024

La Fanciulla del West será transmitida pela TV Cultura no dia 6 de abril

A TV Cultura irá transmitir a ópera La Fanciulla del West (A Garota do Oeste)  no próximo sábado, dia 6 de abril, às 23 horas, no programa Clássicos. Fanciulla é um trabalho do compositor italiano Giacomo Puccini com libreto de Guelfo Civinini e Carlo Zangarini.

Considerada um spaghetti western operístico, esta pérola pucciniana foi composta para ser estreada no Metropolitan Opera, em 1910, e pela primeira vez chegou ao palco do Theatro Municipal em julho de 2023.

A trama, advinda de uma peça teatral homônima de David Belasco, se passa durante a corrida do ouro norte-americana e tem como cenário um campo de mineradores no qual bandidos, trabalhadores oprimidos, um xerife cruel e uma única mulher de caráter fortíssimo vivenciam questões universais como o amor, a saudade, o assédio, a justiça e, por fim, o perdão.

Musicalmente, esta ópera tardia entre as produções puccinianas está entre os momentos de maior inspiração do compositor, que faz uso de diversos motivos rítmicos e melódicos que remetem à couleur local do faroeste americano. La Fanciulla del West (A Garota do Oeste) nos brinda ainda com uma das árias para tenor entre as mais belas de todo o repertório (Ch’ella mi creda libero e lontano), intensas passagens de coro masculino e um personagem feminino de grande densidade vocal, Minnie.

A ópera é apresentada pela Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico Municipal, sob regência e direção musical de Roberto Minczuk. Com direção cênica de Carla Camurati, regência do Coro Lírico Municipal de Mário Zaccaro, cenografia de Renato Theobaldo, design de luz de Wagner Pinto e Carina Tavares, figurino de Ronaldo Fraga, visagismo de Malonna, dramaturgismo de Ligiana Costa, direção de movimento de Roberto Alencar e Ronaldo Zero na assistência de direção.

Com grande elenco, encenam a trama os solistas:  Martina Serafin (Minnie), Lício Bruno (Jack Rance) e Gustavo Lopez Manzitti (Dick Johnson), nas récitas dos dias 14, 16, 19 e 22 de julho de 2023. Já nos dias 15, 18 e 21, participam Daniela Taberni (Minnie), Homero Velho (Jack Rance) e Enrique Bravo (Dick Johnson).

E, em todas as datas, conta com o elenco único de Paulo Queiroz (Nick), Andrey Mira (Ashby), Johnny França (Sonora), Eduardo Góes (Trin), Isaque Oliveira (Sid), Márcio Marangon (Bello), Fernando de Castro (Harry), Eduardo Trindade (Joe), Diógenes Gomes (Happy), Max Costa (Larkens), Rafael Thomas (Billy Jackrabbit), Andreia Souza (Wowkle), Sérgio Righini (Jack Wallace), Marcelo Ferreira (José Castro) e Miguel Geraldi (Postiglione).

 

Patrocínio Cobre: As récitas dos dias 14/7 e 15/7 de 2023 foram patrocinadas por

Logomarca Cescon Barrieu Advogados

Patrocínio Safira: As récitas dos dias 16/7 e 22/7 de 2023 foram patrocinadas por

Logomarca do Bradesco na cor vermelho