Programação, temporada 2024

Anarquestra Liberta-Som

Praça das Artes

20/07/2023 • 21/07/2023 • 22/07/2023 • 24/07/2023 • 25/07/2023 • 26/07/2023 • 27/07/2023 • 28/07/2023 • 29/07/2023 • 31/07/2023 •

[ Praça das Artes ]

De todas as experiências da vida humana, fazer música é uma das mais prazerosas! A música é inerente à existência humana. Em qualquer lugar do mundo existe alguma forma de manifestação sonora e/ou de expressão musical, seja específica e original ou apropriada e adaptada de outras culturas.
O projeto Anarquesta Liberta-Som, por meio de oficinas, apresentações, caminhadas e brincadeiras, conduz o público por surpreendentes experiências musicais e sonoras.
Venha experimentar sons no Parque Sonoro que segue aberto no mês de julho! A participação é gratuita e sem inscrição.

Projeto contemplado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal, coordenado pelo Núcleo de Educação. 

Ficha técnica
Marcos Freitas, criação e direção geral
Louise Otero, assistente de criação
Barulho Max, Pedro Biroliro e Walter Louzan; músicos/colaboradores 

PARQUE SONORO LIBERTA-SOM
Composto por diversos painéis, carrilhões, objetos, instrumentos e esculturas sonoras onde os participantes podem experimentar sons, brincar e criar música livremente.
Aberto para visitação até 31 de Julho
Classificação livre para todos os públicos
Entrada livre e gratuita
Local: Vão da Praça das Artes

OFICINAS COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS:

APRESENTAÇÃO INTERATIVA DO EXPERIMENTO ANARQUESTRA
A manifestação expressiva através dos sons é universal, basta pensar na quantidade de sons que emitimos em nosso cotidiano para expressar sensações e sentimentos. Os sons utilizados coletivamente para manifestar felicidade, celebrar encontros e compartilhar alegria são os que mais se aproximam do propósito desta experiência. Experimento Anarquestra é uma surpresa sonora participativa, seguida de um bate-papo.
Dia 1/4, às 14h30, na Praça das Artes
Dia 6/5, às 14h30, na Escadaria Externa do Theatro Municipal
Dia 24/6, às 11h, no Vão da Praça das Artes
Classificação livre para todos os públicos 
Entrada livre e gratuita

OFICINA FONOGRAFIAS
O que é composição? O que é uma partitura musical? A diversidade e a complexidade das possíveis respostas a essas perguntas são a inspiração para esta oficina que estimula o debate sobre a relação entre um desejo criativo sonoro e a possibilidade de sua fixação e transcrição para alguma forma gráfica análoga a este desejo. A atividade traz exercícios criativos para experimentação sonora lúdica e divertida, com uso de instrumentos inusitados disponíveis no local, a partir de regência intuitiva e leitura de “partituras” não convencionais que utilizam, por exemplo, dança, paisagens, desenhos, gestos, entre outros, além da livre experimentação gráfica para composição musical. Esta Oficina é uma provocação cultural que visa promover uma série de reflexões sobre música, composição, regência e partituras. Nossos instrumentos e aparatos sonoros são de uso lúdico intuitivo, ou seja, qualquer pessoa pode tocar, se divertir e criar.
No ato da inscrição, o participante pode escolher quais dias prefere participar.
Dia 24/6, das 14h30 às 17h30
Duração 180 minutos
Capacidade 20 participantes
Acessível às pessoas com deficiência motora
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Local: Praça das Artes – Sala de Exposições

OFICINA O SOM DA SUCATA
Nestas oficinas gratuitas, os participantes farão caminhadas no entorno do Theatro Municipal  para coletar objetos descartados que serão utilizados na construção de instrumentos musicais. Se preferir, os participantes podem trazer seus próprios materiais já coletados em sua casa ou no seu bairro. No ato da inscrição, o participante pode escolher quais dias prefere participar.
Dias 8, 28 e 29/4, das 14h30 às 17h30
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Local: Praça das Artes – Sala de Exposições

OFICINA MÚSICA MUNDI
Experimentar ouvir o mundo como quem ouve uma sinfonia de grande riqueza sonora com suas simultaneidades, sequências, peculiaridades e surpresas, mesmo sendo uma sinfonia desorganizada, despretensiosa e espontânea, sem compositor e sem maestro. Esta é a ideia desta Oficina que, através de uma série de exercícios de percepção, brincadeiras sensoriais e sensibilização da escuta, estimula debates e questionamentos sobre o que é música e quais são os limites dessa definição.
Oficina de percepção, sensibilização da escuta e exploração investigativa dos sons e das sonoridades no interior e no entorno da Praça das Artes, estimulando as associações entre as observações e o seu uso prático em situações musicais.
No ato da inscrição, o participante pode escolher quais dias prefere participar.
Dias 10, 17 e 24/5, quartas, das 14h30 às 17h30  (dia 17/06, não haverá oficina)
Duração 180 minutos
Capacidade 20 participantes
Acessível às pessoas com deficiência motora ou visual
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Local: Praça das Artes – Sala de Exposições

Patrocínio

Logo Patrocínio Nubank