Programação, temporada 2024

Municipal Circula – Coro Lírico Municipal, Circuito Paulista de Batalha de MCs e Coro Guarani Kyre’y Kuery no CEU Vila Atlântica

Outros

08/06/2024 • 11h

[ EVENTO EXTERNO – Local: CEU Vila Atlântica. Endereço: R. Cel. José Venâncio Dias, 840. Vila Jaraguá, São Paulo/SP ]

O Theatro Municipal de São Paulo, com o compromisso de ampliar e promover o acesso à sua programação, realiza o Municipal Circula em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo.

Grupos de abertura:
CIRCUITO PAULISTA DE BATALHA DE MCS
CORO GUARANI KYRE’Y KUERY

Sobre o Circuito Paulista de Batalha de MCs
O evento já nasceu como o maior circuito de batalhas da história, em sua primeira edição, em 2017, já contava com mais de 100 batalhas inscritas e mais de mil participantes entre MCs e Organizações. De forma independente, o circuito movimenta o estado com a ajuda de organizações de batalhas de rua e coletivos culturais que recebem as Seletivas Regionais em suas cidades. São mais de 200 seletivas de rua, espalhadas por mais de 60 municípios que desembocam em 16 Seletivas Regionais espalhadas por todo o estado.

Sobre o Coro Guarani Kyre’y Kuery
Kyre’y Kuery em Guarani Mbya significa Guerreiros Sagrados em português. Todos os integrantes do Coro são das aldeias da Terra Indígena do Jaraguá, localizada na região do Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. O Território Guarani do Jaraguá abriga uma das últimas reservas de mata atlântica da cidade de São Paulo.
Os corais são uma forte tradição da cultura Guarani, um dos povos originários mais populosos do Brasil que também vivem em outros estados.
O Coro Guarani Kyre’y Kuery é símbolo de reverência e resistência da cultura. A oralidade é essencial para que os conhecimentos possam ser transmitidos entre as gerações. O incentivo à formação e consolidação de grupos corais nas aldeias é primordial para que as tradições indígenas não sejam perdidas. Dentre as diversas etnias indígenas, é unânime que o Canto Guarani é um dos mais singulares e de beleza ímpar. Existem diferentes grupos organizados e o Coro Kyre’y Kuery é um deles, composto por cerca de 20 indígenas ao total, entre adultos e jovens.
No Xondaro, além de canções tradicionais, acompanhadas por violão, rabeca e chocalho, apresentamos também um pouco das nossas danças e jogos, com destaque para a dança dos Xondaro, que significa guerreiro em português. Os Guarani Mbya são guerreiros e guerreiras. Estão até hoje em suas terras, lutando por respeito e contra o apagamento histórico que sofreram.

CORO LÍRICO MUNICIPAL
Érica Hindrikson, regência
Leandro Roverso, piano
Sunhee Park, soprano
Miguel Geraldi, tenor
Elizabeth Ratzersdorf, soprano
Heloísa Junqueira, mezzo soprano
Orlando Marcos, baixo
Guilherme Pires Rosa, barítono

Programa
GIACOMO PUCCINI
Da ópera “La Bohéme”
Ária Che gelida manina
Ária Mi chiamano Mimi
Dueto O Soave fanciulla 

LÉO DELIBES
Da ópera “Lakmé”
Dueto das flores

WOLFGANG AMADEUS MOZART
Da ópera “Don Giovanni”
Ária Madamina, il catalogo é questo 

GEORGES BIZET
Da ópera “Carmen”
Ária Votre toast, je peux vous le rendre 

Duração aproximada 80 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Entrada livre e gratuita

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

Logomarca Nubank