Notícias
24 de abril de 2023

Confira o catálogo da exposição Presente! Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo

A exposição Presente! Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo foi resultado de uma pesquisa sobre artistas negros e repertório afro-brasileiro no palco do Theatro Municipal.
No catálogo, você acessa uma rica seleção de itens do acervo, por exemplo, a partitura da ópera O Contractador de Diamantes (1921), composição de Francisco Mignone; a partitura do Hino da Abolição (1881), composição de Gomes Cardim; documentos sobre a companhia Alvin Ailey American Dance Theater; o espetáculo Z, do Balé da Cidade de São Paulo, da coreógrafa franco-senegalesa Germaine Acogny; espetáculo Sortilégio (1957), do Teatro Experimental do Negro; o show de O Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento; trajetórias de cantores líricos negros como Marian Anderson, Lawrence Winters, Barbara Hendricks, grandes nomes do jazz como Charles Mingus, Ella Fitzgerald e Duke Ellington, o acervo da bailarina Penha Pietra’s, e muito mais.
No catálogo também está disponível um belo ensaio fotográfico, a paisagem sonora da exposição, vídeos com depoimentos dos trabalhadores negros do Theatro Municipal e o roteiro de visita mediada com relatos dos educadores.

ACESSE AQUI O CATÁLOGO